Blog Nuter

Cão de médio porte: como alimentá-los da forma correta?

Você tem um cão de médio porte como animal de estimação? Então deve saber que manter uma alimentação balanceada, rica em proteínas, vitaminas e minerais é essencial para manter a saúde do animal, auxiliando na prevenção de enfermidades e deficiências nutricionais, certo?

Pensando nisso, para manter o seu cachorro de médio porte feliz, bonito e principalmente saudável, o ideal é escolher a ração mais adequada para atender suas necessidades nutricionais.

Acompanhe nosso conteúdo e tire suas dúvidas sobre a melhor alimentação para o seu cão de médio porte. Além disso, conheça algumas das raças de médio porte, bem como suas características.

Fique conosco e boa leitura!

 

Raças de cão de médio porte

Antes de falarmos sobre a alimentação da cães de médio porte, que tal conhecer algumas raças?

Se você têm dúvidas sobre a classificação da raça do seu animalzinho, a hora é agora. Sabendo se você possui em casa um cão de médio porte, é possível selecionar e oferecer a alimentação mais adequada para o seu “cãopanheiro”.

O Cocker Spaniel Inglês, por exemplo, é uma raça bem meiga e apegada aos seus donos, sobretudo criança. Muito divertido e entusiasmado, precisa praticar exercícios físicos, nem que seja uma caminhada. Apesar de agitação e espírito explorador então, é um cachorro de médio porte para apartamento, pois se adapta muito bem.

Já o Bulldog Inglês é excelente raça para espaços pequenos. A raça sente-se feliz com brincadeiras simples. Seu condicionamento físico e saúde podem ser mantidos com duas caminhadas diárias.

Outros exemplos de cães de médio porte são o Bull Terrier, Chow Chow, Shar Pei e Poodle.

 

Qual é a melhor ração para cão de médio porte?

O cão de médio porte, independente de sua raça, costuma pesar entre 10 e 30 kgs. Neste sentido, a ingestão diária de calorias e, principalmente, nutrientes, é bem diferente dos cães de pequeno porte, por exemplo. Além disso, ao avaliar a fisiologia de cada cão, sabe-se que as necessidades nutricionais são únicas e exclusivas.

Antes de oferecer determinada alimentação para o seu cão, seja ração ou alimentos in natura, é necessário consultar um veterinário ou um nutricionista especializado. Somente um profissional é capaz de prescrever uma dieta balanceada. Você deve saber, por exemplo, que o direcionamento de como alimentar cachorro filhote não é mesmo de um cão adulto.

Não há muitas opções de rações específicas para porte médio. No entanto, algumas marcas possuem opções com prebióticos e antioxidantes, ideais para manter a saúde em todas as fase da vida, bem como o espírito explorador.

No entanto, Royal Canin, Premier e Cibau são alguns fabricantes de rações especiais para cão de médio porte que devem entrar para a sua lista!

 

Cão de médio porte pode consumir outros alimentos?

Há uma dúvida frequente sobre a possibilidade de consumo de alimentos in natura pelos cães, sobretudo o cão de médio porte. A boa notícia é que os cães podem consumir quase todos os tipos de legumes e verduras, desde que sem adição de temperos ou outros ingredientes.

Além de uma ração adequada a sua raça e porte físico, você pode oferecer uma alimentação natural ao cão, contribuindo ainda mais com a saúde e desenvolvimento do seu amigo. Neste caso, os ingredientes devem ser servidos sempre cozidos e triturados ou amassados, como se fossem um purê.

Veja alguns alimentos permitidos:

          • Abobrinha
          • Aspargos
          • Cenoura
          • Chuchu
          • Couve-flor
          • Brócolis
          • Palmito Manjericão
          • Espinafre
          • Pimentão
          • Rabanete
          • Tomate

Mesmo com as possibilidades de alimentação in natura, o recomendado é escolher uma boa ração para o seu cão e apenas complementá-la com os alimentos naturais.

 

Alimentando na prática

Agora que você já entendeu como alimentar seu cão de médio porte da forma correta, conte-nos: como você oferece a ração para o seu cão? Quando você vai viajar, a ração permanece nos recipientes comuns por vários dias?

Esqueça isso. Pense na saúde do seu companheiro! Para manter a ração livre de poeiras e outras bactérias, uma boa dica é optar por alimentadores automáticos, como o Nuter Mini.

O Nuter Mini é um alimentador automático que, além de controlar a dispensação da ração canina, mantém o alimento protegido contra poeira, água e outras substâncias. Funcionando com baixíssimo consumo de energia, o Nuter Mini é útil para rações em pó, grãos ou grânulos.

Outra grande vantagem do Nuter Mini é o consumo consciente da ração, uma vez que o dispensador libera os grãos de forma gradativa, seguindo o padrão de consumo do seu cão de médio porte!

E então, que tal oferecer muito mais conforto e segurança para o seu cãozinho enquanto você viaja ou está ausente? Acompanhe-nos em nosso Facebook e em nosso Instagram para saber como Nuter Mini pode revolucionar a alimentação do seu cão, além de ter acesso a mais conteúdos úteis e exclusivos como esse!

Imagem de Shutterbug75 por Pixabay

Mantenha-se atualizado

Receba novidades exclusivas e em primeira mão. Inscreva-se em nossa newsletter

Procurando por
algum assunto?

Destaque Nuter

Acompanhe-nos nas redes sociais!

Leia mais:

× Podemos ajudar?