Ao criar carpas em lagos ornamentais, diversas medidas devem ser tomadas de forma a garantir tanto a qualidade de vida quanto a saúde dos peixes.
Dentre esses cuidados, temos: projeção de espaços eficientes, com a profundidade adequada; manutenção da qualidade da água, com sistema de filtro para lagos ornamentais e, dentre diversas outras medidas, uma alimentação eficiente.
E é exatamente sobre isso que trataremos no artigo de hoje. Você sabia que se não alimentar suas carpas na dosagem e frequência correta irá colaborar para o aumenta de amônia na água? Além disso, sabia que a má alimentação pode causar, também, doenças como a barriga d’água?
Para evitar esses e outros problemas, no artigo de hoje, vamos mostrar o passo a passo que lhe ajudará a garantir uma alimentação saudável a suas carpas criadas em lagos ornamentais. Você irá conferir, também, o mecanismo que irá resolver os seus problemas relacionados à alimentação de carpas: o alimentador automático Nuter Mini.
Com esse alimentador automático, suas carpas serão alimentadas nos momentos que você desejar e na quantidade que programar, tudo de forma automática, prática e segura. Ficou curioso? Então continue conosco e boa leitura!
5 dicas para alimentar adequadamente suas carpas
Como dissemos, não se atentar a alimentação das suas carpas, e outros peixes para lagos ornamentais, pode aumentar a amônia presente na água, além de causar doenças e até a morte dos peixes. Siga a leitura e veja como evitar que isso aconteça com essas 5 dicas!
1. Dosagem da ração
Se você deseja saber como criar carpas em lagos ornamentais com eficiência, o primeiro ponto a se atentar é a quantidade de ração que está oferecendo aos peixes.
Para carpas adultas, a quantidade por refeição deve ser, em média, o equivalente a 2% do peso da carpa. Já para as que estiverem em fase de crescimento, a quantidade sobe: cerca de 6% do peso total.
Outra dica, e mais utilizada, para saber a dosagem correta, é sempre oferecer uma quantidade que as carpas consigam comer rapidamente, entre 5 e 10 minutos. Caso estejam demorando mais que isso para comer, diminua a porção.
Problemas de excesso de ração e soluções
Caso você não ofereça doses equilibradas de ração e as carpas comam demais, haverá, consequentemente, excesso de excrementos na água do seu lago ornamental. Isso poderá fazer com que os peixes adoeçam.
Além disso, se colocar muita ração na água, algumas espécies podem comer demais, já outras, não comerão, e restos irão se acumular no fundo do seu lago ornamental. Esses restos irão apodrecer, podendo gerar um aumento na quantidade de amônia.
Muitas pessoas fazem isso quando precisam se ausentar, entretanto, essa não é uma boa alternativa. Para sanar o problema, uma alternativa é pedir para alguém de confiança alimentar os peixes enquanto estiver fora.
Entretanto, o ideal é que você tenha um alimentador automático, como o Nuter Mini (iremos explicar melhor na dica 5). Assim, além de não precisar contar com ninguém, saberá que os peixes estarão sendo alimentados na quantidade e frequência correta, de acordo com o que você tiver programado.
2. Frequência da alimentação
Alimente suas carpas para lagos ornamentais cerca de 3 vezes por dia, sempre com porções pequenas (como dito na dica 1) e equilibradas, com ração de qualidade.
Em épocas mais frias, principalmente no inverno, essa frequência pode ser reduzida. Já no verão, os peixes ficam mais ativos e podem demandar uma alimentação mais constante.
3. Opções além da ração
Antes de falarmos sobre as rações, é importante lembrar que as carpas são onívoras. Portanto, se quiser variar um pouco a alimentação, pode oferecer:
-
-
-
-
-
-
- minhocas;
- larvas de insetos;
- carne de caramujo;
- frango;
- pão;
- carne;
- abóbora;
- arroz;
- feijão;
- milho, entre outros.
-
-
-
-
-
4. Ração: fabricação, validade, qualidade e composição
Ofereça, em seu lago ornamental, rações de qualidade e balanceadas para cada estágio de vida das suas carpas.
É importante que as rações sejam ricas em proteína, vitaminas, sais minerais e carboidratos.
Indicamos, também, que a alimentação ocorra sempre em uma mesma localidade específica e, de preferência, pela mesma pessoa. Assim, o peixe irá se acostumar, e poderá até comer na mão, oferecendo carícias.
Já quanto a fabricação, quanto mais recente e “fresca”, melhor. As validades podem girar entre 90 dias e 3 anos. Confira sempre os prazos na embalagem antes de comprar.
5. Automatizando e facilitando a alimentação em lagos ornamentais
Como já havíamos citado ao longo do artigo, contar com o nosso alimentador automático Nuter Mini facilita (e muito) a vida.
Com ele, você pode se ausentar, à vontade, e saber que suas carpas estarão sendo bem alimentadas.
Além disso, você pode selecionar a frequência de alimentação e quantidade de ração desejada. Dessa forma, mesmo estando presente, não precisará se lembrar, a todo momento, de alimentar seus peixes.
Garanta, com o alimentador automático Nuter Mini, a qualidade de vida e saúde das suas carpas, além de maior praticidade e liberdade para você!
Dentre todos os acessórios para lagos ornamentais que existem, esse é, sem sombra de dúvida, um dos mais importantes. Garanta já o seu em nosso site!